Sua vida profissional passa por aqui
6
nov

Para não ter erro! Cinco perguntas comuns em entrevista e suas respostas.

Quem nunca passou por uma situação estranha em uma entrevista de emprego com aquelas perguntas simples, mas por conta do nervosismo, muitas vezes parecem ser impossíveis de responder ao entrevistador?

1383054_10151838718217182_2073471805_n

Conversamos com alguns profissionais de recrutamento e seleção e descobrimos quais são as cinco questões mais comuns em uma entrevista de estágio e aprendizagem. Aqui vão algumas dicas de respostas para que você possa conquistar a oportunidade dos seus sonhos! Confira:

1 – “Conte um pouco sobre você”: Normalmente essa é a primeira pergunta que os entrevistadores fazem. Você deve expôr suas características profissionais, formação, experiências anteriores (se tiver), e ser objetivo nas respostas.

2 – “Descreva seus pontos positivos e negativos”: Essa é uma pergunta que os entrevistadores usam como uma espécie de divisor de águas, para saber o seu perfil e como você reage a perguntas inesperadas. Cite suas qualidades e os pontos negativos, dando ênfase no que você está fazendo atualmente para concertá-los para se tornar um profissional melhor. Evite respostas do tipo:

Pontos negativos: perfeccionista, ansioso (afinal, essas respostas viraram corriqueiras)

Qualidade: perfeccionista… (é preciso relatar o que você faz de melhor profissionalmente, cuidado com qualidades que são confundidas como atributos pessoais)

3 – “Como você se vê daqui cinco anos?”: O entrevistador quer saber os seus objetivos, suas ambições profissionais e as áreas pelas quais você tem interesse. Demonstre como a empresa em questão pode ajudá-lo nessa trajetória.

4 – “Quais são os seus hobbies?”: Essa pergunta é uma extensão da primeira pergunta desta lista. O entrevistador quer saber como você aproveita seu tempo livre, seus interesses e atividades fora do horário de trabalho. Atividades sociais, atividades culturais, esportes e voluntariado são pontos essências para descrever durante a resposta dessa pergunta.

5 – “O que você sabe sobre a empresa?”: Aqui, as empresas querem ter certeza de que você sabe sobre a organização para o qual está se candidatando. “Conhecer a empresa é sempre um diferencial”. Pesquise a história dela e mostre o motivo que o levou a se candidatar à vaga e como o seu perfil se encaixa.

Outras perguntas surgirão durante a entrevista, mas estar bem preparado para responder a essas questões o ajudará consideravelmente a conduzir toda a conversa. Sempre acompanhe outras dicas como esta no nosso Facebook, clicando aqui. E se gostou delas, COMPARTILHE com todos aqueles que precisam se preparar para a tão sonhada oportunidade de estágio ou aprendizagem!